CompareComparando...

Skoda Enyaq iV revisto e com mais autonomia

A Ler
Skoda Enyaq iV revisto e com mais autonomia

A chegada do Enyaq Coupé iV à gama da Skoda trará consigo a introdução de vários melhoramentos no SUV totalmente eléctrico da marca checa, extensíveis às já conhecido Enyaq iV. As directamente relacionadas com o incremento da autonomia e com o aumento da vida útil da bateria estarão disponíveis também para as unidades já em circulação do Enyaq iV, uma vez que o novo software que as garante poderá ser aplicado nas mesmas a partir do segundo semestre deste ano, e de forma totalmente gratuita, logo que os respectivos proprietários para o efeito se desloquem a uma oficina autorizada da casa de Mladá Boleslav.

Esta nova versão do software de gestão do veículo, identificada pela sigla ME3, está já incluída, de série, em todas as novas unidades saídas de fábrica do Enyaq iV e Enyaq iV Coupé. Tendo por objectivo aumentar a autonomia da bateria, reduzir os tempos de carregamento, incrementar o conforto de utilização e optimizar a operação do veículo.

Publicidade

Por exemplo, o novo modo “battery care”, activável pelo utilizador através de um botão existente no ecrã do sistema de infoentretenimento, faz com que a bateria só seja carregada até um máximo de 80% na próxima ligação à corrente, ao mesmo tempo que reduz a velocidade e a potência máxima de carregamento em tomadas de corrente contínua. Estas medidas, similares às adoptadas pelo modo “eco mode, num smartphone, ajudam a preservar a capacidade da bateria, e a prolongar a sua vida útil – além de que, sempre que este assim o pretenda, estão à disposição do utilizador a capacidade total da bateria e a sua velocidade máxima de carregamento.

Ao mesmo tempo, a função de controlo da temperatura da bateria passa a ser activada a temperaturas mais baixas do que anteriormente, e a ser ajustada em permanência, o que permite que a bateria atinja a janela de temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, e aí se mantenha durante mais tempo. Deste modo, são prolongados os intervalos de assistência, é optimizada a entrega de potência e a recuperação de energia torna-se mais eficiente, logo, aumentando a autonomia em condições reais de utilização. Segunda a Skoda, e no ciclo WLTP, a mesma passa a ser de 416 km no Enyaq Coupé iV 60; de 544 km no Enyaq Coupé iV 80; e de 520 km no Enyaq Coupé iV 80x, com dois motores eléctricos.

Melhorados foram, ainda, os tempos de carregamento em postos de carga rápida. Também graças ao novo software ME3, as versões do Enyaq iV e do Enyaq Coupé iV equipadas com a bateria com 62 kWh de capacidade passam a poder receber carga até 120 kW, ao passo que as que recorrem à bateria de 82 kWh estão aptas a receber carga até 135 kW. Assim, carregar a bateria de 10-80%m, num posto a 50 kW, demora 55 minutos e 70 minutos, respectivamente, ou não mais do que 35 minutos num posto de carregamento rápido.

Para além destas novas funcionalidades, o software ME3 inclui diversas atualizações das funções, controlo e visualização do sistema de infoentretenimento, do painel de instrumentos totalmente digital e do head-up display, e várias evoluções dos serviços conectados. É o caso do revisto menu de “Carregamento”, em que o gráfico de carregamento e da autonomia inclui, agora, informação acerca do destino, e de quaisquer paragens necessárias para carregamento do veículo para que o mesmo possa ser alcançado.

Publicidade

As versões de tracção integral, por seu turno, dispõem de um novo perfil de condução, denominado “Traction mode” e concebido para condução em estradas não asfaltadas ou pisos escorregadios, garantindo a transmissão de potência a todas as rodas a velocidades até 20 km/h, e, entre outras medidas, ajustando o controlo de tracção para que este seja menos interveniente nos arranques.

Qual é a sua reação?
Excelente
33%
Adoro
0%
Gosto
33%
Razoavel
33%
Não gosto
0%
Comentários
Deixar uma resposta

Deixar uma Resposta