CompareComparando...

Mercedes EBQ: novo 100% eléctrico estreia-se em Xangai

A Ler
Mercedes EBQ: novo 100% eléctrico estreia-se em Xangai

A Mercedes escolheu o Salão de Xangai para desvendar o novo EQB, o terceiro modelo de propulsão exclusivamente eléctrica lançado este ano pela marca da estrela, depois do EQA 250 (saiba mais aqui e aqui) e do EQS (saiba mais aqui). O veículo revelado no certame chinês é o produzido localmente, e destinado aquele mercado (com 292 cv e linha AMG de série), mas está já garantido que o EQB destinado à Europa será lançado ainda em 2021, e logo de início em versões de tracção dianteira ou integral, e vários níveis de potência, com a variante mais dotada a disponibilizar mais de 200 cv – devendo o topo da gama ser ocupado pelo EQB 350 4Matic de tracção integral, cuja potência não foi ainda divulgada.

Quanto à bateria, no mercado europeu, oferecerá, no mínimo, uma capacidade útil de 66,5 kWh, possível de repor em ligações de corrente alternada, através do carregador de bordo de 11 kW, estando ainda apta a receber carga rápida em corrente contínua até 100 kW, para recuperar 80% da respectiva capacidade em pouco mais de trinta minutos. Confirmada está já, também, uma versão com uma autonomia particularmente alargada, ainda não revelada.

Publicidade

Com 4684 mm de comprimento, 1834 mm de largura, 1667 mm de altura e a mesma distância entre eixos de 2829 mm do GLB, o novo EQB exibe um visual exterior aerodinamicamente eficiente (Cx de 0,28) e marcado por elementos que começam já a ser característicos das propostas 100% eléctricas da Mercedes. Caso do painel preto, montado no lugar habitualmente ocupado pela grelha frontal nos automóveis com motor de combustão, com a estrela da Mercedes ao centro; e dos grupos ópticos dianteiros e traseiros unidos por uma faixa contínua de luz.

No interior, referência para o painel de instrumentos digital com mostradores próprios de um veículo totalmente eléctrico, para o sistema de infoentretenimento MBUX e para o sistema de navegação com “inteligência eléctrica”, capaz de ajustar automaticamente a respectiva parametrização em benefício da automomia. A decoração destaca-se pelos elementos tubulares a imitar alumínio e, dependendo do nível de equipamento e acabamentos, por uma peça decorativa retroiluminada e por elementos decorativos em cor de ouro rosa nas saídas de ventilação, nos bancos e na chave do veículo.

Com sete lugares em opção (de série na China), o EQB está apto, segundo o seu constrtutor, a acolher na terceira fila de bancos passageiros com até 1,65 m de altura, ao mesmo tempo que os bancos da segunda fila oferecem, de série, regulação da inclinação das costas em varias posições, e, em opção, longitudinal do assento em 140 mm, o que permite incrementar em 190 litros a capacidade da mala. Capacidade esta que varia entre 495-1710 litros na versão de cinco lugares, e entre 465-1620 litros na variante de sete lugares.

Publicidade

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Comentários
Deixar uma resposta

Deixar uma Resposta