CompareComparando...

Audi A6 Avant e-tron concept antecipa nova carrinha elétrica

A Ler
Audi A6 Avant e-tron concept antecipa nova carrinha elétrica

A6 Avant e-tron concept: foi este o nome com que a Audi baptizou o protótipo de uma nova carrinha de propulsão exclusivamente elétrica, a primeira a ostentar o nome de um modelo já com 45 anos de história. Herda, no essencial, os mesmos atributos já conhecidos do A6 e-tron concept, a berlina com configuração Sportback revelada no Salão de Xangai de 2021, ambos partilhando, desde logo, a plataforma modular PPE, desenvolvida sob a liderança da marca dos quatro anéis, em conjunto com a sua congénere da Porsche, e em que os primeiros modelos de produção em série da Audi da mesma derivados, em que se incluirão também SUV, começarão a ser lançados no mercado já a partir de 2023.

Segundo a casa de Ingolstadt, e como havia já acontecido com o A6 e-tron concept, a A6 Avant e-tron concept oferece uma visão muito próxima do que será a sua versão de produção. Com 4,69 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,44 m de altura, tem, sensivelmente, as mesmas dimensões não só do seu “primo” eléctrico, mas, também, dos atuais membros das gamas A6 e A7.

Publicidade

As suas linhas têm por base, desenvolvendo-a, a atual linguagem estilística do construtor germânico, e, apesar das nas naturais similitudes com o A6 e-tron concept, nem por isso são um exercício de design simplista. Aqui se destacando a grelha Singleframe fechada, em baixo emoldurada pelas tomadas para refrigeração da motorização, da bateria e dos travões; as esguias ópticas dianteiras do tipo LED Matrix, que se prolongam até aos flancos do veículo; os farolins traseiros OLED, que atravessam toda a secção posterior e estabelecem uma ligação óbvia com os outros modelos 100% eléctricos da Audi. Menção, ainda, para o Cx de 0,24, para a dinâmica linha de tejadilho, para a traseira específica, para os retrovisores exteriores a cargo de câmaras, e para as jantes de 22”.

Tal como os restantes modelos desenvolvidos com base na plataforma PPE, a futura A6 Avant totalmente eléctrica contará com versões animadas por um único motor traseiro, ou por dois motores (um em cada eixo), o que lhes garantirá, também, a tracção integral. No caso da A6 Avant e-tron concept, equipada com suspensão pneumática (de cinco braços na frente, multilink atrás, optimizada para veículos eléctricos), os dois motores que a animam oferecem um rendimento combinado de 408 cv e 800 Nm, sendo alimentados por uma bateria com cerca de 100 kWh de capacidade e tecnologia de 800 Volt, instalada sob o piso, entre os dois eixos.

Em termos de números, os mais poderosos membros da nova família de modelos eléctricos da Audi estarão aptos a cumprir os 0-100 km/h em menos de 4,0 segundos, com a referida bateria a garantir uma autonomia na casa dos 700 km no ciclo WLTP. Por outro lado, a possibilidade de receber carregamentos até 270 kW permite que, em condições ideais, numa estação de carga rápida, seja possível repor 300 km de autonomia em cerca de dez minutos, ou recuperar de 5-80% da carga em menos de 25 minutos.

Publicidade

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Comentários
Deixar uma resposta

Deixar uma Resposta