CompareComparando...

Novo VW ID.4: SUV eléctrico com 204 cv e 520 km de autonomia

A Ler
Novo VW ID.4: SUV eléctrico com 204 cv e 520 km de autonomia

Ainda mal o ID.3 iniciou a sua carreira comercial, e já a VW revelou oficialmente o novo ID.4, o seu primeiro SUV de propulsão exclusivamente eléctrica, confirmando a aposta da marca germânica neste tipo de tecnologia. Este é, ainda, o primeiro modelo do género do construtor de Wolfsburg de carácter global, dado que, não obstante ser lançado primeiramente na Europa, está já confirmada a sua comercialização também na China e nos EUA.

Esteticamente, o ID.4 aposta em formas aerodinâmicas, confirmadas por um Cx de 0,28, e que seguem os princípios introduzidos pelo ID.3, embora com um resultado porventura mais feliz e consensual. A iluminação exterior integralmente por LED (ópticas dianteiras do tipo LED Matrix interactivas na versão de topo), as jantes até 21” e as barras de tejadilho incluídas de série em todas as versões são outros elementos a ter em conta.

Publicidade

Assente na plataforma modular MEB, o ID.4 mede 4584 mm de comprimento, 1852 mm de largura e 1612 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2766 mm, e, apesar de se assumir com um SUV compacto, a VW promete que a habitabilidade estará ao nível da dos modelos do segmento superior, a que junta uma bagageira com uma capacidade que varia entre 543-1575 litros. Os materiais e cores eleitos para o habitáculo destinam-se a criar um ambiente acolhedor, praticamente caseiro, sendo o interior igualmente caracterizado pelo recurso mínimo a botões de comando físicos, pelo painel de instrumentos totalmente digital e pelo sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 12” e assistente pessoal com comandos vocais activados pela frase “Hello ID – sendo uma opção o head-up display com realidade aumentada.

Numa primeira fase, o ID.4 será animado por um motor eléctrico de 204 cv e 310 Nm que actua directamente sobre o eixo traseiro, capaz de lhe permitir cumprir os 0-100 km/h em 8,5 segundos, sendo a velocidade máxima de 160 km/h. A altura ao solo de 210 mm permitir-lhe-á enfrentar com relativo à vontade incursões não muito exigentes no fora de estrada, ao passo que a bateria de iões de lítio com 77 kWh de capacidade, instalada sob o piso, assim ajudando a obter um baixo centro de gravidade, assegura uma autonomia de até 520 km, podendo recuperar 80% da sua capacidade em 30 minutos num posto de carregamento rápido a 125 kW.
Numa primeira fase, o novo SUV eléctrico tweutónico irá contar com duas séries especiais de lançamento, ID.4 1ST e ID.4 1ST Max, a que se seguirão as versões ditas “normais”. No futuro, espera-se que modelo seja igualmente proposto não só numa versão menos potente, como numa variante dotada de dois motores e, por consequência, de tracção integral, cuja potência deverá superar os 300 cv.

Qual é a sua reação?
Excelente
40%
Adoro
20%
Gosto
20%
Razoavel
20%
Não gosto
0%
Comentários
Deixar uma resposta

    Deixar uma Resposta

    11 + 13 =